Muito se fala em lactose, mas você sabe qual é o seu real significado?

Lactose é um tipo de açúcar presente no leite produzido por qualquer tipo de mamífero. Ela é a substância responsável pelo gosto adocicado do leite e seus derivados, como queijos e cremes.

Para ser devidamente aproveitada, a lactose precisa ser quebrada em duas partículas menores, denominadas galactose e glicose. Por trás de todo esse processo está uma enzima famosa e responsável por uma série de processos no nosso intestino, a lactase.

Agora que você sabe o que é a lactose, que tal saber mais sobre a famosinha intolerância?

Pois bem, nosso organismo é responsável por produzir lactase, e quando essa quantidade é insuficiente para dar conta da quantia de lactose que ingerimos, provoca um mal estar, denominado pela medicina como intolerância a lactose. A intolerância surge de diferentes maneiras: primeira, segunda e terceira fase.

Primeira fase: um distúrbio mais raro, mas essa é a fase onde o individuo já nasce com a incapacidade de fabricação de lactase, ou seja, o leite e seus derivados nunca serão digeridos. Esta é a única fase em que o problema se arrastará para a vida toda e o individuo precisará de medicação para poder ingerir sem reação a lactose;

Segunda fase: conforme envelhecemos, é muito comum e diminuição ou perda de produção de lactase no organismo, por isso é comum casos em que as pessoas adquiram intolerância à lactose com o passar dos anos;

Terceira fase: esta se trata de casos quando há infecções ou doenças inflamatórias que arrasam as células do intestino responsáveis pela produção de lactase. Neste caso, se for detectada a tempo, pode ser revertida com tratamento.

E aí, conseguimos esclarecer um pouco sobre o assunto? Maquimax, visando sempre o seu bem-estar!